Racismo à brasileira



Relativo à cidadanias mutiladas, é possível afirmar que no Brasil existe um “Racismo à Brasileira”. Diferente de países como os Estados Unidos, onde o racismo é dado pela cor de pele e não pelo status coo, isso se evidencia não só por pouca escolaridade dadas as pessoais de baixa renda, mas também pelo fenótipo estabelecido e imortalizado com o preconceito no brasil.

Em primeiro lugar, você já viu um seriado “Um maluco no pedaço”? Entre os Dez primeiros capítulos existe um episodio que me marcou profundamente e me fez refletir os diferentes racismos que enfrentamos tanto lá, nos EUA, quanto cá, Brasil. O episódio muito sarcasticamente planejado e é até engraçado, trata da diferença entre o primo rico e o primo pobre de uma família negra. O primo pobre acredita que o sistema jurídico do seu país está fadado ao preconceito e a imoralidade, já o primo rico acredita nas leis e no sistema. Quando são presos por estar dirigindo um carro a baixa velocidade e de outra pessoa, fica evidente o “choque de cultura” que há entre os dois.

No entanto, não vou estragar a chance de vocês mesmo verem, por isso, vou parar de falar do episodio por aqui, vão assistir para ver do que estou falando.

Assim temos, aqui no Brasil na minha própria família eu vejo o contraste entre essa realidade, a do primo rico e a do primo pobre, tenho dois primos A e B. Um vem das favelas do rio de janeiro, criado em morro e regado a funk carioca, por ironia do destino teve que vim morar no interior do Pará junto com seus outros irmãos e pais, por necessidade financeira, veio ele e sua família morar em Marabá.

Ademais, lá em Marabá já vivia o outro primo, ambos os primos são negros, e com família negra. Mas esse segundo primo, tem um pai que por mérito próprio e com muito trabalho prosperou. E tem de tudo do bom que o dinheiro pode trazer. Bem estar, comodidade e até puxa sacos.

Então, aqui chegamos ao ponto que eu quero falar. Ambos são negros, mas não gozam da mesma estabilidade financeira, pra um, e pedras e tijolos, para outro, é gloria e gozo. Um "racismo à brasileira" que não é dado pela cor de pele é sim pela seu contracheque no final do mês.

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Retorno

Mulher - Maravilha