Lugar de mulher é onde ela quiser!
Relativo à lugar de mulher ser onde ela quiser. Como também
na ciência é notória a hegemonia masculina na pesquisa cientifica, por exemplo,
é só verificar as olimpíadas de conhecimento. Afinal para quebrar com esse
paradigma, é preciso, que o “ser cientista” esteja pareado com o “ser mulher”.
Em primeiro lugar, quando se fala em ciência no
inconsciente coletivo da população vem logo à imagem de duas figuras, Albert
Einstein e Isaac Newton, se, eu disse se, a pessoa for um pouco esclarecida
a nível acadêmico talvez tenha ouvido falar em Marie Cury e somente isso. O
cientista ainda sofre do estereotipo de ser aquele ser ou descabelado ou
excêntrico, mas mesmo, com seus estereótipos não há espaço para a cientista
mulher.
Então, os motivos que são bem fortes na
sociedade moderna e tomaram cada vez mais força com as politicas extremistas.
Segundo (Silva) o preconceito de gênero, como produto social, cultural e
histórico, que institui e determina constantemente uma imagem negativa e
inferiorizada das mulheres, nem sempre se dá de forma explícita; muitas vezes,
ele se dá de forma velada, sutil, e aí residem, justamente, sua força e
eficácia.
